Além de causar desconforto bucal, gera uma série de inconvenientes na vida psicossocial do indivíduo, levando-o a restrições alimentares principalmente em relação aos alimentos gelados,como sorvetes.
Existem algumas teorias que tentam explicar a hipersensibilidade,uma delas diz que é devido à exposição da camada de dentina, após o desgaste da camada de esmalte ou cemento, expondo os túbulos dentinários e as terminações nervosas dos odontoblastos, que encontram-se dentro destes túbulos, que são submetidos a uma grande variedades de estímulos.
Já para Brännstrom a hipersensibilidade dentinária é resultado da ativação das fibras A da parede do tecido pulpar, que são fibras sensitivas na dentina. Os estímulos que ativam esses nervos são aqueles que removem os fluídos dos túbulos dentinários e mobilizam forças capilares causando um rápido fluído exterior(secreção) resultando uma rápida e similar secreção (fluído) na região da polpa do túbulo.
O diagnóstico da hipersensibilidade dentinária é feito através da percepção do paciente, informando o problema ao profissional, com dados realçados pelo questionário específico realizado. Além disso, os dados clínicos visualizados pelo dentista são de suma importância
Os sintomas da hipersensibilidade dentinária podem regredir sem tratamento, assim como a permeabilidade dentinária pode diminuir espontaneamente.
A terapia propriamente dita se estabelece de acordo com a severidade do problema. Caso a hipersensibilidade dentinária esteja em local isolado, o tratamento é feito no consultório com aplicação de substâncias indicadas, mas, quando o problema é generalizado, o tratamento deve ser realizado com uso de dentifrícios e, nos casos mais severos, o tratamento endodôntico radical é indicado como última tentativa
Bebidas como vinho branco e vinho tinto, sucos cítricos, suco de maçã e iogurte são capazes de dissolver uma camada da dentina, gerando sensibilidade dentinária. Bebidas carbonatadas, com baixo pH, e Coca-Cola não geram esse problema.
Se você sente esse tipo de desconforto,já usou pastas dessensibilizantes mas não sentiu nenhuma melhora,vá ao dentista e faça sua avaliação pra que esse problema não se torne limitante e tire seu prazer de alimentar-se normalmente.
Adorei o blog! Bonito, informativo, atual, cheio de dicas e informações importantes. Vou passar aqui sempre, e no seu consultório também. Bjs, Marcella
ResponderExcluirQue bom saber que o blog te ajudou!! Visite sempre e seja bem-vinda,aqui e principalmente no consultório...vou esperar mesmo!! BJo grande, querida.
ResponderExcluir