Uma reportagem do programa Espaço Aberto - Ciência e Tecnologia, da GloboNews, mostrou os significativos avanços conquistados recentemente na decíduopesquisa de células-tronco retiradas da polpa de dentes decíduos(de leite) na recuperação da visão. Há dez anos, a técnica vem sendo desenvolvida no Brasil pelo Centro Avançado de Superfície Ocular (Caso) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A pesquisa implantou as células-tronco na superfície da córnea de 12 olhos. Os pacientes foram avaliados pelo período de um a dois anos, ao final, os pesquisadores obtiveram 70% de sucesso. As células foram colocadas na região do limbo, entre a córnea e a conjuntiva, onde podem regenerar constantemente a superfície do olho. O cientista José Álvaro Gomes, um dos líderes da pesquisa do Caso, explica que as células-tronco do dente se comportam de maneira semelhante às células-tronco embrionárias, ambas são muito plásticas. Assim, quando implantadas na córnea, têm mais facilidade para se transformar em células do microambiente inserido.
A pesquisa das células-tronco extraídas de dentes de leite tem patente brasileira e é registrada pelo Instituto Butantã de São Paulo. O estudo será apresentado em outubro no Congresso da Academia de Oftalmologia dos Estados Unidos.
Vamos acompanhar as pesquisas e esperando que os resultados continuem animador,como esse relato.
(Fonte: Globonews)
Nenhum comentário:
Postar um comentário