Mais uma polêmica envolvendo a Odontologia que surge nos dias de hoje como um "brinde"qualquer. Empresas de planos de saúde vêm praticando essa conduta quando um cliente adquire um de seus planos,seus representantes deixam claro que com tal aquisição os clientes passam a 'ganhar' um plano odontológico que COBRE TUDO! Agora,essa prática se estendeu na mídia e a Casas Bahia começa a divulgar que também oferecerá tal gratuidade...Como valorizar um serviço que diz-se ser gratuito?? Que valor tem aquele prestador de tal serviço?? No Brasil,infelizmente,nossa cultura estimula a desvalorização quando temos qualquer gratuidade.Parques e praças depredados mostram claramente essa realidade...vândalos quebram brinquedos e tudo mais que vêem pela frente. Isso sem dizer das escolas públicas(GRATUITAS) onde os próprios estudantes se acham no direito de quebrar e roubar materiais e equipamentos. O dentista agora também é 'grátis'...uma classe que há pouco tempo atrás era considerada 'artigo de luxo'(onde só tinham tratamento aqueles mais abastados),se transformou num comércio acirrado onde o valor está apenas no papel,no dinheiro.
Seguem reportagens abaixo:
CRO-SP teme retrocesso em novas regras da ANS para planos odontológicos.Entidade pede mobilização de cirurgiões-dentistas contra a possibilidade de planos odontológicos serem oferecidos de forma gratuita.
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) se posicionou publicamente contra a possibilidade de planos odontológicos serem oferecidos de forma gratuita. A entidade teme que a mudança seja adotada pela Agência Nacional de Saúde na Resolução Normativa que a autarquia prepara sobre o tema.
De acordo com o CRO-SP, a possibilidade de oferecer planos odontológicos como premiação seria um retrocesso. "É um erro. Isso vai desvalorizar a saúde bucal junto à população e deteriorar ainda mais o equilíbrio financeiro da Odontologia suplementar", alerta Emil Adib Razuk, presidente do Crosp.
A entidade publicou na manhã desta quarta-feira uma matéria manifestando a sua opinião sobre o tema. No texto, a entidade convida os cirurgiões-dentistas a participar da consulta pública promovida pela ANS e manifestarem-se contrariamente à possibilidade de planos odontológicos serem utilizados como "brinde".
Oferecimento de Planos Odontológicos nas Lojas "Casas Bahia": O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Autarquia Federal responsável pela supervisão da ética profissional, por zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente, considerando o anúncio realizado nas lojas “Casas Bahia”, oferecendo assistência odontológica – SEGURO MAPFRE AP ODONTO, divulgando valores, prêmios, benefícios, vantagens, gratuidades, tabela comparativa de valor médio de mercado pelo valor praticado pelo plano odontológico, vinculado à SORRISO OPERADORA ODONTOLÓGICA LTDA., ESCLARECE à classe odontológica:
O Art. 24, incisos III e VIII do Código de Ética Odontológica prevê como infração ética, respectivamente: “executar e anunciar trabalho gratuito ou com desconto com finalidade de aliciamento” e “oferecer serviços profissionais como prêmio (...)”. Ainda, o Art. 34, incisos I e VII, do mesmo dispositivo legal, dispõe, como infração ética, respectivamente: “anunciar preços, serviços gratuitos, modalidades de pagamento, ou outras formas de comercialização que signifiquem competição desleal” e “aliciar pacientes, praticando ou permitindo a oferta de serviços através de informação ou anúncio falso, irregular, ilícito ou imoral com o intuito de atrair clientela, ou outros atos que caracterizem concorrência desleal ou aviltamento da profissão”.
Assim sendo, o CROSP ESCLARECE que, por força da Lei 4.324/64, o Código de Ética também deve ser seguido, obrigatoriamente, pelas operadoras, seguradoras, intermediadoras, administradoras de planos de saúde entre outras entidades que exerçam a Odontologia, ainda que de forma indireta, além dos profissionais da odontologia e clínicas odontológicas, razão pela qual as medidas ético-disciplinares estão sendo adotadas em face dos inscritos envolvidos, desde 24/02/2011, quando tomamos conhecimento dos fatos, visando coibir tal conduta, que desprestigia e desvaloriza a profissão, gerando prejuízos à harmonia profissional e ao conceito da Odontologia perante a sociedade, situação que repudiamos como órgão fiscalizador e zelador da ética.
Salientamos que, de acordo com o Art. 10, §1º do Código de Processo Ético Odontológico, disponível no site do CROSP e do CFO, na hipótese de denúncia ou representação formal, para que o denunciante atue em eventual processo ético, é obrigatório constar: assinatura e qualificação do denunciante, exposição do fato em suas circunstâncias e demais elementos que possam ser necessários na avaliação da conduta. Os casos de denúncias encaminhadas por email, são acolhidos pelo CROSP, que assume o pólo ativo na ação ética como parte denunciante “de ofício”, considerando obrigação legal prevista na Lei 4324/64. Esclarecemos que na presente situação, a exemplo do que adotamos de rotina em situações dessa natureza, o profissional denunciante foi comunicado a respeito das medidas adotadas.
(Fonte:http://www.odonto1.com/noticia.asp?id=669)
QUE AGORA NOSSA CLASSE,ANTES DESUNIDA E CHEIA DE EGO,POSSA MUDAR ESSA TRISTE REALIDADE DIANTE DE TAL DESESTÍMULO AOS PROFISSIONAIS E A TODOS OS QUE ALMEJAM SEGUIR ESSA PROFISSÃO TÃO GRANDIOSA.
Em 2011 completo 10 anos atuando de forma efetiva na Odontologia. Nesse período muitas inovações tecnológicas foram adquiridas,e hoje meu maior comprometimento é trazer tudo isso de forma acessível e rápida ao meu paciente,oferencendo bem-estar e qualidade.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Curiosidades na odontologia...VOCÊ SABIA??
- O pai de Tiradentes (mártir da inconfidência), também foi dentista, profissão essa, ensinada para seu filho.Naquela época era comum “amarrar na cadeira” os braços dos pacientes que seriam submetidos a uma extração dentária. A esterelização dos instrumentos eram precariamente feitos, passando a ponta dos instrumentos sobre a chama de uma lamparina.
- No Brasil existem cerca de 800 habitantes para cada dentista.A proporção recomendada pela pela ONU é de 2000 habitantes para cada dentista.
- Segundo o Conselho Federal de Odontologia, existem cerca de 174 mil dentistas no Brasil, sendo que mais da metade (cerca de 104 mil) está concentrada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
- O Brasil tem o maior número de cirurgiões-dentistas do mundo, mas o acesso ainda é restritopra grande maioria da população.
- A boca mais larga do mundo pertence a Francisco Joaquim Domingo, de Angola, com 6,69 polegadas.Ele está no Guinness Book.Pra nós dentistas, seria muito mais fácil para se conseguir tratar aquele dente lá do fundo…
- A primeira escova de que se tem notícia foi encontrada numa tumba de 5 mil anos. Na verdade, era um pequeno ramo de planta que foi desfiado até as fibras aparecerem (elas eram esfregadas nos dentes para limpá-los).
- As escovas de dentes azuis são mais vendidas que as vermelhas
- Um humano adulto tem normalmente 32 dentes, dezesseis na mandíbula e dezesseis na maxila.O tubarão branco quando filhote possui 47 dentes,mas quando adulto possui 72 dentes.Os filhotes de cães possuem 28 dentinhos de leite. Isso mesmo, os filhotes possuem dentes de leite que começam a cair por volta dos 3 meses e meio de idade. Logo em seguida começam a aparecer os dentes definitivos que na maioria das raças são 42. O cães costumam estar de “dentadura” totalmente nova, ou seja com os dentes definitivos totalmente posicionados por volta dos 7 meses de idade.
- Saiu um novo jogo de dentista para a Xbox, o Ri Sem Dente Evil. O objetivo do jogo é tratar o maior número de dentes no menor tempo possível.
- Um maluco fez uma tatuagem nos dentes da frente com a caricatura do Príncipe William e da Kate Middleton!
- O músculo mais potente do corpo humano é a língua
- A superfície da língua é diferente de pessoa para pessoa, assim como a impressão digital
- Comer uma maçã, além de limpar os dentes e ser boa para o mau hálito é mais eficiente que tomar café para se manter acordado
- Outra lenda...antibiótico NÃO estraga os dentes
Curiosidades e mitos,a Odontologia também tem vários...você conhece mais algum??
terça-feira, 10 de maio de 2011
VOCÊ TEM MEDO DESSE BARULHINHO??
Essa é uma propagando ORIGINAL dos primórdios dos motores utilizados na Odontologia...e desde então o maior pânico relacionado aos Cirurgiões-Dentistas se refere ao famoso "barulho do motorzinho". De tratamento psiquiátricos a florais,tudo vale a pena pra tentar amenizar esse transtorno que o tal barulhinho nos causa...mas,hoje no mercado um lançamento promete resolver de uma vez por todas esse probleminha. Só resta saber quando chegará até nós e quanto pagaremos por isso...
Pesquisadores britânicos desenvolveram um dispositivo que elimina o ruído das brocas dos Cirurgiões-Dentistas. A invenção pode ajudar as pessoas a superar o medo de ir ao Dentista.
O som da broca( "o barulhinho") é uma das principais causas de ansiedade durante a visita.
Esse novo dispositivo permite que os pacientes escutem músicas em um tocador de MP3, e assim o som da broca é eliminado.
É semelhante aos fones de ouvido capazes de cancelar ruídos. Mas os pacientes ainda poderão ouvir a voz do Dentista, porque nem todos os sons ambientes serão filtrados.
Os pesquisadores notaram que não seria suficiente apenas reduzir o ruído da broca, mas teriam de eliminá-lo completamente.
Segundo o estudo, o dispositivo transforma os sons do consultório em um sinal digital. Um chip especial chamado de processador digital de sinais analisa os sons captados por um microfone instalado perto da broca dental.
Ele produz uma onda sonora invertida para neutralizar o ruído no sinal transmitido pelo fone de ouvido.
O dispositivo foi desenvolvido por especialistas do King’s Colllege London, da Brunel University e da London SouthBank University, a partir de uma ideia do professor Brian Millar, do Instituto Dentário do King’s College.
A equipe de pesquisadores agora está procurando investidores para tentar tornar o dispositivo disponível comercialmente.
(Fonte: BBC Brasil)
E você,também tem MEDO desse barulhinho?!?
É semelhante aos fones de ouvido capazes de cancelar ruídos. Mas os pacientes ainda poderão ouvir a voz do Dentista, porque nem todos os sons ambientes serão filtrados.
Os pesquisadores notaram que não seria suficiente apenas reduzir o ruído da broca, mas teriam de eliminá-lo completamente.
Segundo o estudo, o dispositivo transforma os sons do consultório em um sinal digital. Um chip especial chamado de processador digital de sinais analisa os sons captados por um microfone instalado perto da broca dental.
Ele produz uma onda sonora invertida para neutralizar o ruído no sinal transmitido pelo fone de ouvido.
O dispositivo foi desenvolvido por especialistas do King’s Colllege London, da Brunel University e da London SouthBank University, a partir de uma ideia do professor Brian Millar, do Instituto Dentário do King’s College.
A equipe de pesquisadores agora está procurando investidores para tentar tornar o dispositivo disponível comercialmente.
(Fonte: BBC Brasil)
E você,também tem MEDO desse barulhinho?!?
sábado, 7 de maio de 2011
CÁRIE DE MAMADEIRA...não deixe seu bebê correr o risco!!
Durante a gravidez a mamãe se prepara para a chegada do bebê e produz um alimento especial: o leite materno. A amamentação natural é fundamental! Neste período o bebê supre todas as suas necessidades, não precisando inclusive beber água.
A criança que mama no peito até os 06 meses de idade, tem uma possibilidade menor de adquirir hábitos de sucção não nutritivos, como a sucção do dedo e da chupeta, do que aquelas que são amamentadas com mamadeira. Existem bebês, que por inúmeros fatores não conseguem ser amamentados no peito materno, e por isso partem de imediato para o uso da mamadeira. Devemos ressaltar a importância do uso de bicos ortodônticos, que nada mais são do que bicos mais anatômicos que imitam o seio materno, possuindo furos de tamanho compatível com a idade do bebê.
Após a erupção dos primeiros dentes, que ocorre por volta dos 06 meses de idade, o aleitamento e a amamentação noturna devem começar a ser controlados para que o desmame ocorra por volta dos 12 meses, onde os incisivos já estão erupcionados e a criança deverá iniciar a fase de mastigação. Esta fase é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da arcada dentária da criança, além de trabalhar a musculatura necessária posteriormente para o desenvolvimento da fala desta criança. Quando a mãe persiste com a amamentação no peito ou com as mamadeiras durante a madrugada com grande frequência e sem qualquer tipo de higiene, é que temos o grande risco da cárie de mamadeira.
A mãe deve sempre evitar oferecer o leite de madrugada, porque esse é o momento de descanso da criança e ela não precisa mamar, pois neste caso ela estará induzindo a criança a um hábito vicioso e nocivo para os dentes deste bebê. Além disso, algumas vezes o leite vem adoçado com açúcar e achocolatados permanecendo em contato com os dentinhos por um tempo prolongado, podendo aumentar a probabilidade de causar a "perigosa" cárie de mamadeira..
A criança que mama no peito até os 06 meses de idade, tem uma possibilidade menor de adquirir hábitos de sucção não nutritivos, como a sucção do dedo e da chupeta, do que aquelas que são amamentadas com mamadeira. Existem bebês, que por inúmeros fatores não conseguem ser amamentados no peito materno, e por isso partem de imediato para o uso da mamadeira. Devemos ressaltar a importância do uso de bicos ortodônticos, que nada mais são do que bicos mais anatômicos que imitam o seio materno, possuindo furos de tamanho compatível com a idade do bebê.
Após a erupção dos primeiros dentes, que ocorre por volta dos 06 meses de idade, o aleitamento e a amamentação noturna devem começar a ser controlados para que o desmame ocorra por volta dos 12 meses, onde os incisivos já estão erupcionados e a criança deverá iniciar a fase de mastigação. Esta fase é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da arcada dentária da criança, além de trabalhar a musculatura necessária posteriormente para o desenvolvimento da fala desta criança. Quando a mãe persiste com a amamentação no peito ou com as mamadeiras durante a madrugada com grande frequência e sem qualquer tipo de higiene, é que temos o grande risco da cárie de mamadeira.
A mãe deve sempre evitar oferecer o leite de madrugada, porque esse é o momento de descanso da criança e ela não precisa mamar, pois neste caso ela estará induzindo a criança a um hábito vicioso e nocivo para os dentes deste bebê. Além disso, algumas vezes o leite vem adoçado com açúcar e achocolatados permanecendo em contato com os dentinhos por um tempo prolongado, podendo aumentar a probabilidade de causar a "perigosa" cárie de mamadeira..
É extremamente agressiva, provoca muita sensibilidade, de evolução rápida, ocasionando grande destruição dos dentinhos num curto espaço de tempo. É uma doença que pode afetar a criança no primeiro ano de vida.
Clinicamente ela se inicia com manchas esbranquiçadas nos incisivos superiores e inferiores Outros fatores que podem determinar o aparecimento da cárie de mamadeira são:
- o aleitamento irrestrito durante o dia/noite;
- adoçar a chupeta com mel ou açúcar para que a criança acalme e adormeça;
- consumo excessivo de suco de laranja na mamadeira durante o dia todo.
Para que esta cárie seja evitada é de suma importância que a limpeza comece com a erupção dos primeiros dentes(06 meses), principalmente à noite após a última mamada, essa limpeza deverá ser feita com gaze ou fralda embebida em água filtrada ou outra solução a ser prescrita pelo dentista., e mais tarde se não removido o hábito, podem vir a formar grandes cavidades(cárie), muitas vezes comprometendo a polpa(nervo) desses dentinhos e destruindo sua coroa clínica,o que leva a dor intensa.
O melhor tratamento para as cáries de mamadeira é a prevenção,ao perceber que os primeiros dentinhos de seu filho erupcionaram,procure o dentista e evite transtornos futuros com a possibilidade da temível cárie de mamadeira!
Assinar:
Postagens (Atom)