quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Britânicos criam gel remineralizador para o tratamento de cáries

    Pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, desenvolveram uma técnica não invasiva para o tratamento de cáries em estágio inicial. O processo envolve um fluido baseado no peptídio P 11-4 aplicado sobre a superfície da lesão e penetra nos microporos criados pelo ácido das bactérias. Segundo os criadores do produto, o gel formaria uma estrutura capaz de reter e atrair o cálcio, atuando na regeneração mineral do tecido dentário.
    O fluido desenvolvido no Instituto de Química da Universidade foi testado em um pequeno grupo de adultos com cáries em fase inicial. Os resultados mostraram que o P 11-4 reverteu o dano causado e regenerou o tecido dentário de dentro para fora.
    "Pode soar muito bom para ser verdade, mas nós estamos, basicamente, ajudando o tecido danificado pelo ácido a se regenerar por conta própria. É um reparo natural, não cirúrgico e indolor", afirmou a criadora da técnica, Jennifer Kirkham, do Instituto de Odontologia da Universidade.
    Os pesquisadores acreditam que se o estudo for repetido em um grupo maior de pacientes, a técnica poderá chegar aos consultórios odontológicos dentro de alguns anos. A suíça Credentis AG já licenciou a tecnologia e pretende expandir os estudos e apresentar o P 11-4 ao resto do mundo.
    A equipe de pesquisadores da Universidade de Leeds também vai estudar a possibilidade da técnica ser adaptada para o tratamento de queimaduras.

É ISSO AÍ GENTE,QUEM SABE EM BREVE TEREMOS MAIS UMA ALTERNATIVA ÀS CÁRIES,E O PRINCIPAL...LONGE DO BARULHO TERRÍVEL DAQUELE MORTORZINHO!!!

(Fonte: odonto1.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário