sexta-feira, 27 de maio de 2011

Plano Odontológico como brinde...que absurdo!!!

   Mais uma polêmica envolvendo a Odontologia que surge nos dias de hoje como um "brinde"qualquer. Empresas de planos de saúde vêm praticando essa conduta quando um cliente adquire um de seus planos,seus representantes deixam claro que com tal aquisição os clientes passam a 'ganhar' um plano odontológico que COBRE TUDO! Agora,essa prática se estendeu na mídia e a Casas Bahia começa a divulgar que também oferecerá tal gratuidade...Como valorizar um serviço que diz-se ser gratuito?? Que valor tem aquele prestador de tal serviço?? No Brasil,infelizmente,nossa cultura estimula a desvalorização quando temos qualquer gratuidade.Parques e praças depredados mostram claramente essa realidade...vândalos quebram brinquedos e tudo mais que vêem pela frente. Isso sem dizer das escolas públicas(GRATUITAS) onde os próprios estudantes se acham no direito de quebrar e roubar materiais e equipamentos. O dentista agora também é 'grátis'...uma classe que há pouco tempo atrás era considerada 'artigo de luxo'(onde só tinham tratamento aqueles mais abastados),se transformou num comércio acirrado onde o valor está apenas no papel,no dinheiro.

Seguem reportagens abaixo:
  CRO-SP teme retrocesso em novas regras da ANS para planos odontológicos.Entidade pede mobilização de cirurgiões-dentistas contra a possibilidade de planos odontológicos serem oferecidos de forma gratuita.
 O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) se posicionou publicamente contra a possibilidade de planos odontológicos serem oferecidos de forma gratuita. A entidade teme que a mudança seja adotada pela Agência Nacional de Saúde na Resolução Normativa que a autarquia prepara sobre o tema.
  De acordo com o CRO-SP, a possibilidade de oferecer planos odontológicos como premiação seria um retrocesso. "É um erro. Isso vai desvalorizar a saúde bucal junto à população e deteriorar ainda mais o equilíbrio financeiro da Odontologia suplementar", alerta Emil Adib Razuk, presidente do Crosp.
A entidade publicou na manhã desta quarta-feira uma matéria manifestando a sua opinião sobre o tema. No texto, a entidade convida os cirurgiões-dentistas a participar da consulta pública promovida pela ANS e manifestarem-se contrariamente à possibilidade de planos odontológicos serem utilizados como "brinde".


Oferecimento de Planos Odontológicos nas Lojas "Casas Bahia": O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Autarquia Federal responsável pela supervisão da ética profissional, por zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente, considerando o anúncio realizado nas lojas “Casas Bahia”, oferecendo assistência odontológica – SEGURO MAPFRE AP ODONTO, divulgando valores, prêmios, benefícios, vantagens, gratuidades, tabela comparativa de valor médio de mercado pelo valor praticado pelo plano odontológico, vinculado à SORRISO OPERADORA ODONTOLÓGICA LTDA., ESCLARECE à classe odontológica:

O Art. 24, incisos III e VIII do Código de Ética Odontológica prevê como infração ética, respectivamente: “executar e anunciar trabalho gratuito ou com desconto com finalidade de aliciamento” e “oferecer serviços profissionais como prêmio (...)”. Ainda, o Art. 34, incisos I e VII, do mesmo dispositivo legal, dispõe, como infração ética, respectivamente: “anunciar preços, serviços gratuitos, modalidades de pagamento, ou outras formas de comercialização que signifiquem competição desleal” e “aliciar pacientes, praticando ou permitindo a oferta de serviços através de informação ou anúncio falso, irregular, ilícito ou imoral com o intuito de atrair clientela, ou outros atos que caracterizem concorrência desleal ou aviltamento da profissão”.

Assim sendo, o CROSP ESCLARECE que, por força da Lei 4.324/64, o Código de Ética também deve ser seguido, obrigatoriamente, pelas operadoras, seguradoras, intermediadoras, administradoras de planos de saúde entre outras entidades que exerçam a Odontologia, ainda que de forma indireta, além dos profissionais da odontologia e clínicas odontológicas, razão pela qual as medidas ético-disciplinares estão sendo adotadas em face dos inscritos envolvidos, desde 24/02/2011, quando tomamos conhecimento dos fatos, visando coibir tal conduta, que desprestigia e desvaloriza a profissão, gerando prejuízos à harmonia profissional e ao conceito da Odontologia perante a sociedade, situação que repudiamos como órgão fiscalizador e zelador da ética.

Salientamos que, de acordo com o Art. 10, §1º do Código de Processo Ético Odontológico, disponível no site do CROSP e do CFO, na hipótese de denúncia ou representação formal, para que o denunciante atue em eventual processo ético, é obrigatório constar: assinatura e qualificação do denunciante, exposição do fato em suas circunstâncias e demais elementos que possam ser necessários na avaliação da conduta. Os casos de denúncias encaminhadas por email, são acolhidos pelo CROSP, que assume o pólo ativo na ação ética como parte denunciante “de ofício”, considerando obrigação legal prevista na Lei 4324/64. Esclarecemos que na presente situação, a exemplo do que adotamos de rotina em situações dessa natureza, o profissional denunciante foi comunicado a respeito das medidas adotadas.
(Fonte:http://www.odonto1.com/noticia.asp?id=669)


   QUE AGORA NOSSA CLASSE,ANTES DESUNIDA E CHEIA DE EGO,POSSA MUDAR ESSA TRISTE REALIDADE DIANTE DE TAL DESESTÍMULO AOS PROFISSIONAIS E A TODOS OS QUE ALMEJAM SEGUIR ESSA PROFISSÃO TÃO GRANDIOSA.

3 comentários:

  1. O descaso no Brasil com os profissionais tá demais, isso se dá a quantidade de faculdades desqualificadas q abrem a cada dia em nosso pais, barateando cursos e exigindo pouquíssimo do aluno, acabam formando profissionais de qq jeito, q entram em um mercado saturado. Dai, pra ganhar espaço, se sujeitam a qq coisa, até msm promoção das Casas Bahia. A valorização do profissional em todos os ramos tá em baixa, por isso q muita gente sai do Brasil. Os conselhos da area de saude mais especificamente deveriam se juntar e ir em cima do MEC. Só a gente olhar pros advogados, já q não deram jeito nas faculdades, agora o aluno tem q se sujeitar a prova da OAB. Com isso tem muita gente fora do mercado, o q é ótimo! Pq hj só é advogado o capacitado q se preocupa em estudar. Isso dá um levante na profissão. Acho q todos os Conselhos deveriam aderir a esse processo.

    ResponderExcluir
  2. Carol,concordo com vc...infelizmente esse processo de desvalorização profissional existe a bastante tempo e com rapidez tomou todas as profissões. As autoridades fecharam os olhos pra esse fato qdo medidas eram necessárias,hj nas escolas públicas que passar de ano é obrigatório e não há mais critérios rigorosos pra Educação existir. Essa conta chegará logo,com mais pessoas desqualificadas que só 'incham' o mercado tornando-o cada vez mais seletivo. Acho que providências devem ser tomadas o quanto antes pra evitarmos um Brasil sem Educação...um povo sem o básico não decide nada,nem o presente e muito menos o futuro!
    Independente do poder público,precisamos fazer fazer a nossa parte agora e isso significa lutarmos pelos nossos direitos de profissionais respeitadas que somos;NADA DE NEGOCIAR CATEGORIAS E NEM DE ACEITAR MENOS DO QUE O NECESSÁRIO PRA EXERCERMOS DIGNAMENTE NOSSO JURAMENTO PROFISSIONAL!

    ResponderExcluir
  3. Prezada Ingrid,

    Sou solidário a causa dos dentistas, bem como o fortalecimento de todas as profissões.

    Parabéns pelo blogue e obrigado pelo excelente tratamento.

    Abraços,

    Hebert Calor
    http://informacaojuridica.blogspot.com/

    ResponderExcluir